Pular para o conteúdo principal

Arquivo da Cúria Metropolitana - Dia 2

Dessa vez tive mais sorte. Consegui encontrar o batismo de Pedrina de Andrade (para uma eventual retificação do nome na certidão de casamento) e o batismo de José Bleinat.

Ontem, eu tentei achar o batismo do José, mas passei por cima de alguma página e não vi. Hoje, revisei o livro e estava lá... mais claro impossível.

Antes de tentar esse livro, ainda fui olhar o de Itapecerica. O Roberto me disse que alguns registros de Itapecerica apareciam em Santo Amaro e vice-versa, mas não tinha nada lá. Só achei quando revisei o livro de Santo Amaro mesmo.

Data do batismo: 18/04/1886
Data do nascimento: 03/04/1886
Livro: 04-01-05 / f. 48O registro da Pedrina levou um pouco mais de tempo, eu nem tinha o ano exato do nascimento. Quase terminei o livro, quando achei... em 1860. Pode acreditar, é uma grande alegria achar tudo isso depois de um longo tempo procurando.

Data do batismo: 11/06/1860
Livro: 04-01-18 / f. 146
Também olhei o processo de casamento de Pedro Bleinat e Pedrina de Andrade. Lá só consta a autorização do bispo de São Paulo, pelo motivo de "disparidade de cultos", lembrando que o Pedro era protestante, e uma declaração da contrainte dizendo que educaria seus filhos dentro da Religião Católica.

Além disso, só confirma que o Pedro era viúvo por óbito e freguês da Paróquia de São Bernardo. Sua primeira mulher foi Maria Antonia da Silva.


AVISO: Se você tiver mais informação sobre a família, comente aí ou mande um email pra mim em mdgustavo @ gmail. com 😀

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Foto de Família

Esta foto chegou recentemente de uma prima da minha mãe. Eu só consigo identificar o meu bisavô, que é o mais alto. Estou postando ela aqui na esperança de aparecer algum visitante que possa reconhecer as outras pessoas. Minha idéia é de que são irmãos, mas eu não tenho informações para afirmar. Quem puder, por favor ajude. José Bleinat e desconhecidos AVISO:  Se você tiver mais informação sobre a família, comente aí ou mande um email pra mim em mdgustavo @ gmail. com 😀

Resumo dos últimos 9 anos

Olá, pessoal! Já faz praticamente 9 anos que eu escrevi sobre a minha pesquisa familiar aqui. Em 2008, viajei para a Itália e com toda a documentação consegui realizar o reconhecimento da cidadania. Fiquei na Lombardia por 4 meses e meio, enquanto rolou o processo de reconhecimento e depois parti para Londres. Morei 18 meses em Londres e depois voltei ao Brasil, onde estou desde então. Se você chegou aqui porque tem algum parentesco com a família Bleinat do Brasil, segue um pequeno resumo para que você saiba suas origens: O nome original da família é Bleynat (sim, com "y"). A origem do nome é francesa, e não italiana, embora seja difícil saber com precisão de que lugar da França viemos. Apesar disso, a língua falada era o occitano. O francês era usado apenas como língua culta e consta nos documentos mais antigos. Nosso antepassado que veio para o Brasil foi Pierre Barthelemi Bleynat e ele nasceu em uma cidadezinha italiana chamada San Germano Chisone . Pierre não

Direto na raiz

A pesquisa por aqui foi tão produtiva que já estou seguindo para a Itália dar entrada no reconhecimento da cidadania. Quando puder, pretendo visitar o pequeno comune de onde veio nosso antepassado. No momento em que isso acontecer, colocarei mais fotos por aqui. Se você quiser acompanhar minhas aventuras na Europa, fique ligado no blog da viagem: http://www.voupraitalia.com Um grande abraço a todos e uma boa viagem para mim. UPDATE 15/6/2015: A viagem deu certo e já faz quase 7 anos que eu estive na Itália reconhecendo a cidadania. Por esse motivo, o link acima já não funciona há alguma tempo. AVISO:  Se você tiver mais informação sobre a família, comente aí ou mande um email pra mim em mdgustavo @ gmail. com 😀