Pular para o conteúdo principal

Nicolau Bleinat

Pela graça do orkut, a gente acaba encontrando muita gente... e alguns Bleynat brasileiros: os Bleinat.

Agorinha, estava falando com a Juliana Bleinat de Almeida, que, por acaso, estava com seu avô Erothydes Bleinat (89 anos) ao lado para tirar algumas dúvidas.

Erothydes é filho de Nicolau Bleinat... segundo ele, filho mais velho de Pedro Bleinat e Pedrina de Andrade. Erothydes é de um ramo familiar que já havia aparecido nas minhas conversas com outras pessoas, mas ainda não tinha sido confirmado pelos documentos. Agora, mais do que isso, tenho uma confirmação testemunhal e coerente de que Nicolau Bleinat é filho do primeiro casamento de Pedro Bleinat com Maria Antonia da Silva, falecida, e foi criado por Pedrina como sendo sua mãe.

Pedro e Pedrina se casaram em 1885 e José nasceu em 1886. Então, Nicolau já era nascido.... ou seja, filho do primeiro casamento... e por isso seu nome não aparece na certidão de óbito de Pedrina como sendo seu filho legítimo.

(Atualização de 30/5/2017)
Exceto que eu estava errado sobre Nicolau ser filho do primeiro casamento.
Há algum tempo o site mórmon passou a apresentar um registro de nascimento de Nicolau Bleinat constando sua data de nascimento como 10/11/1893, o que o coloca como caçula da família. A única inconsistência é o nome da mãe, que aparece como "Pedrina Maria Pires" em vez de "Pedrina de Andrade". O pai é realmente Pedro Bleinat. Infelizmente a imagem do microfilme não está disponível ainda para vermos o nome da mãe com mais certeza, mas esse registro pode provavelmente ser achado no Arquivo da Cúria Metropolitana.

Segundo o registro, Nicolau Bleinat se casou com Maria Julia das Dores em 25/09/1920.
------------

Além dessas informações, o avô da Juliana se recorda da avó dele, Pedrina, e do irmão José... que é meu bisavô. É muito bom poder ter contato com alguém que pode nos contar um pouco mais sobre os nossos antepassados. Não deixem de registrar essas histórias.

Segundo a conversa com a Juliana e seu avô, Nicolau teve três filhos com Maria Julia: Erothydes, Antônio e Benedito.


AVISO: Se você tiver mais informação sobre a família, comente aí ou mande um email pra mim em mdgustavo @ gmail. com 😀

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Foto de Família

Esta foto chegou recentemente de uma prima da minha mãe. Eu só consigo identificar o meu bisavô, que é o mais alto. Estou postando ela aqui na esperança de aparecer algum visitante que possa reconhecer as outras pessoas. Minha idéia é de que são irmãos, mas eu não tenho informações para afirmar. Quem puder, por favor ajude. José Bleinat e desconhecidos AVISO:  Se você tiver mais informação sobre a família, comente aí ou mande um email pra mim em mdgustavo @ gmail. com 😀

Resumo dos últimos 9 anos

Olá, pessoal! Já faz praticamente 9 anos que eu escrevi sobre a minha pesquisa familiar aqui. Em 2008, viajei para a Itália e com toda a documentação consegui realizar o reconhecimento da cidadania. Fiquei na Lombardia por 4 meses e meio, enquanto rolou o processo de reconhecimento e depois parti para Londres. Morei 18 meses em Londres e depois voltei ao Brasil, onde estou desde então. Se você chegou aqui porque tem algum parentesco com a família Bleinat do Brasil, segue um pequeno resumo para que você saiba suas origens: O nome original da família é Bleynat (sim, com "y"). A origem do nome é francesa, e não italiana, embora seja difícil saber com precisão de que lugar da França viemos. Apesar disso, a língua falada era o occitano. O francês era usado apenas como língua culta e consta nos documentos mais antigos. Nosso antepassado que veio para o Brasil foi Pierre Barthelemi Bleynat e ele nasceu em uma cidadezinha italiana chamada San Germano Chisone . Pierre não

Direto na raiz

A pesquisa por aqui foi tão produtiva que já estou seguindo para a Itália dar entrada no reconhecimento da cidadania. Quando puder, pretendo visitar o pequeno comune de onde veio nosso antepassado. No momento em que isso acontecer, colocarei mais fotos por aqui. Se você quiser acompanhar minhas aventuras na Europa, fique ligado no blog da viagem: http://www.voupraitalia.com Um grande abraço a todos e uma boa viagem para mim. UPDATE 15/6/2015: A viagem deu certo e já faz quase 7 anos que eu estive na Itália reconhecendo a cidadania. Por esse motivo, o link acima já não funciona há alguma tempo. AVISO:  Se você tiver mais informação sobre a família, comente aí ou mande um email pra mim em mdgustavo @ gmail. com 😀