Pular para o conteúdo principal

Resumo dos últimos 9 anos

Olá, pessoal!

Já faz praticamente 9 anos que eu escrevi sobre a minha pesquisa familiar aqui.
Em 2008, viajei para a Itália e com toda a documentação consegui realizar o reconhecimento da cidadania. Fiquei na Lombardia por 4 meses e meio, enquanto rolou o processo de reconhecimento e depois parti para Londres.

Morei 18 meses em Londres e depois voltei ao Brasil, onde estou desde então.

Se você chegou aqui porque tem algum parentesco com a família Bleinat do Brasil, segue um pequeno resumo para que você saiba suas origens:
  1. O nome original da família é Bleynat (sim, com "y").
  2. A origem do nome é francesa, e não italiana, embora seja difícil saber com precisão de que lugar da França viemos. Apesar disso, a língua falada era o occitano. O francês era usado apenas como língua culta e consta nos documentos mais antigos.
  3. Nosso antepassado que veio para o Brasil foi Pierre Barthelemi Bleynat e ele nasceu em uma cidadezinha italiana chamada San Germano Chisone.
  4. Pierre não era católico, ele pertenceu à Igreja Valdese, considerada pré-protestante.
  5. A família Bleynat possivelmente se estabeleceu nas montanhas italianas fugindo da perseguição religiosa da época (inquisição e afins), por volta dos anos 1500.
  6. Já Pierre, acabou vindo para o Brasil por volta de 1870, com as grandes migrações italianas. Aqui ele se adotou o nome de Pedro Bleinat.
  7. Não é sabido por onde Pedro, desembarcou, mas ele viveu primeiro na região de Santo André. Lá ele casou com Maria Antônia da Silva, em 1883.
  8. Para se casar na igreja católica, Pedro recebeu autorização do bispo, prometendo que educaria seus filhos na fé da igreja (já que ele não era católico).
  9. Após o falecimento da primeira esposa, Pedro se mudou para a região de Santo Amaro e voltou a se casar, dessa vez com Pedrina de Andrade, com ela teve 6 filhos José, Constantina, João, Luiz, Engracia e Daniel.
  10. De acordo com informações recentes, Nicolau seria o filho mais novo, e não o filho do primeiro casamento, como relatei anteriormente. Ainda é difícil determinar essas informações sem mais documentação.
E por enquanto é só pessoal!

AVISO: Se você tiver mais informação sobre a família, comente aí ou mande um email pra mim em mdgustavo @ gmail. com 😀

Comentários

Unknown disse…
Olá Gustavo! Meu nome é Juliana e minha avó é também uma Bleinat ela tem irmãs que moram em São Paulo, minha avó mora em Botucatu!
Fiquei super feliz de encontrar a origem do sobrenome dela e saber um pouco da família bleinat!!
Obrigada por compartilhar!
Olá família! Sou a Mônica Borges Dourado, neta da Lourdes Bleinat, filha de Luiz Bleinat e neta do Pedro Bleinat. Prazer estar em contato.
Unknown disse…
Olá, tudo bem?
Me chamo Jhenifer e sou neta do Amaro Bleinat filho do José bleinat. Fiquei muito feliz em saber um pouco mais da origem da minha família.
Unknown disse…
Olá, me chamo Juliana sou filha de Luiza Bleinat,minha avó Maria foi casa com meu avô José Luiz Bleinat, eu muito bom saber que temos mais pessoas com esse sobrenome, me sinto feliz... Por favor me adicionem no Instagram @ju_0753...
Assim teremos mais contato, gostaria de saber mais sobre minhas origens.
Unknown disse…
Me chamo Juliana sou neta de Maria Bleinat e José Luiz Bleinat, fico muito feliz em saber as nossas origens.
Unknown disse…
Oi sou a Fernanda irmã da Monica acredito sermos bisnetas do Luiz Bleinat o nome do nosso vô que é pai da nossa Vò Lourdes Bleinat moro na regiao de Santo Amaro-SP


Temos um tumulo da nossa familia Bleinat no cemiterio de Santo Amaro onde meu pai esta la
Silvio Roberto


Muito feliz de encontrar raízes por aqui e obrigada por toda pesquisa e conhecimento
Unknown disse…
Prezados,
Meu nome é Francyne Galetto e não sou desta família.
Entretanto, quero agradecer o excelente conteúdo disponível gratuitamente para todos os descendentes. Desejo compartilhar algo:
Minha linhagem é Portuguesa, Espanhola e "muito brasileira" entre índios bugres. Não possuo descendência italiana entretanto, casei com um cidadão italiano e obtive através da Naturalização.
Escrevo para dizer que por vezes, é emocionalmente custoso manter um Blog e diversos comentários, sendo assim, Parabéns pela ousadia!
Minha família no ramo Português, tem um livro o qual eu guardo com muito carinho... todo amarelado do tempo... e através deste Blog me inspirou a escrever um conteúdo sobre isso. Valeu Gustavo pela inspiração.
Abraços!
Bia bleinat disse…
Olá sou Marli de Fátima bleinat , filha de Leônides bleinat, que é irmão de Lurdes bleinat que são filhos de Luiz bleinat e guilhermina bleinat , também faço parte da família que tem um túmulo no cemitério Santo Amaro , minha mãe e meu paí também estão enterrados lá , Vergília cristi bleinat e Leônides bleinat !

Postagens mais visitadas deste blog

Foto de Família

Esta foto chegou recentemente de uma prima da minha mãe. Eu só consigo identificar o meu bisavô, que é o mais alto. Estou postando ela aqui na esperança de aparecer algum visitante que possa reconhecer as outras pessoas. Minha idéia é de que são irmãos, mas eu não tenho informações para afirmar. Quem puder, por favor ajude. José Bleinat e desconhecidos AVISO:  Se você tiver mais informação sobre a família, comente aí ou mande um email pra mim em mdgustavo @ gmail. com 😀

Direto na raiz

A pesquisa por aqui foi tão produtiva que já estou seguindo para a Itália dar entrada no reconhecimento da cidadania. Quando puder, pretendo visitar o pequeno comune de onde veio nosso antepassado. No momento em que isso acontecer, colocarei mais fotos por aqui. Se você quiser acompanhar minhas aventuras na Europa, fique ligado no blog da viagem: http://www.voupraitalia.com Um grande abraço a todos e uma boa viagem para mim. UPDATE 15/6/2015: A viagem deu certo e já faz quase 7 anos que eu estive na Itália reconhecendo a cidadania. Por esse motivo, o link acima já não funciona há alguma tempo. AVISO:  Se você tiver mais informação sobre a família, comente aí ou mande um email pra mim em mdgustavo @ gmail. com 😀