Pular para o conteúdo principal

Nicolau Bleinat

Pela graça do orkut, a gente acaba encontrando muita gente... e alguns Bleynat brasileiros: os Bleinat.

Agorinha, estava falando com a Juliana Bleinat de Almeida, que, por acaso, estava com seu avô Erothydes Bleinat (89 anos) ao lado para tirar algumas dúvidas.

Erothydes é filho de Nicolau Bleinat... segundo ele, filho mais velho de Pedro Bleinat e Pedrina de Andrade. Erothydes é de um ramo familiar que já havia aparecido nas minhas conversas com outras pessoas, mas ainda não tinha sido confirmado pelos documentos. Agora, mais do que isso, tenho uma confirmação testemunhal e coerente de que Nicolau Bleinat é filho do primeiro casamento de Pedro Bleinat com Maria Antonia da Silva, falecida, e foi criado por Pedrina como sendo sua mãe.

Pedro e Pedrina se casaram em 1885 e José nasceu em 1886. Então, Nicolau já era nascido.... ou seja, filho do primeiro casamento... e por isso seu nome não aparece na certidão de óbito de Pedrina como sendo seu filho legítimo.

(Atualização de 30/5/2017)
Exceto que eu estava errado sobre Nicolau ser filho do primeiro casamento.
Há algum tempo o site mórmon passou a apresentar um registro de nascimento de Nicolau Bleinat constando sua data de nascimento como 10/11/1893, o que o coloca como caçula da família. A única inconsistência é o nome da mãe, que aparece como "Pedrina Maria Pires" em vez de "Pedrina de Andrade". O pai é realmente Pedro Bleinat. Infelizmente a imagem do microfilme não está disponível ainda para vermos o nome da mãe com mais certeza, mas esse registro pode provavelmente ser achado no Arquivo da Cúria Metropolitana.

Segundo o registro, Nicolau Bleinat se casou com Maria Julia das Dores em 25/09/1920.
------------

Além dessas informações, o avô da Juliana se recorda da avó dele, Pedrina, e do irmão José... que é meu bisavô. É muito bom poder ter contato com alguém que pode nos contar um pouco mais sobre os nossos antepassados. Não deixem de registrar essas histórias.

Segundo a conversa com a Juliana e seu avô, Nicolau teve três filhos com Maria Julia: Erothydes, Antônio e Benedito.


AVISO: Se você tiver mais informação sobre a família, comente aí ou mande um email pra mim em mdgustavo @ gmail. com 😀

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Foto de Família

Esta foto chegou recentemente de uma prima da minha mãe. Eu só consigo identificar o meu bisavô, que é o mais alto. Estou postando ela aqui na esperança de aparecer algum visitante que possa reconhecer as outras pessoas. Minha idéia é de que são irmãos, mas eu não tenho informações para afirmar. Quem puder, por favor ajude. José Bleinat e desconhecidos AVISO:  Se você tiver mais informação sobre a família, comente aí ou mande um email pra mim em mdgustavo @ gmail. com 😀

Resumo dos últimos 9 anos

Olá, pessoal! Já faz praticamente 9 anos que eu escrevi sobre a minha pesquisa familiar aqui. Em 2008, viajei para a Itália e com toda a documentação consegui realizar o reconhecimento da cidadania. Fiquei na Lombardia por 4 meses e meio, enquanto rolou o processo de reconhecimento e depois parti para Londres. Morei 18 meses em Londres e depois voltei ao Brasil, onde estou desde então. Se você chegou aqui porque tem algum parentesco com a família Bleinat do Brasil, segue um pequeno resumo para que você saiba suas origens: O nome original da família é Bleynat (sim, com "y"). A origem do nome é francesa, e não italiana, embora seja difícil saber com precisão de que lugar da França viemos. Apesar disso, a língua falada era o occitano. O francês era usado apenas como língua culta e consta nos documentos mais antigos. Nosso antepassado que veio para o Brasil foi Pierre Barthelemi Bleynat e ele nasceu em uma cidadezinha italiana chamada San Germano Chisone . Pierre não

Certidão do primeiro casamento

Acabo de voltar de Santo André com novas informações. Na registro do primeiro casamento consta mais uma vez a informação que já tínhamos, que Pierre era protestante. Essa união também precisou da autorização do bispo diocesano e teve como testeminhas Francisco Julien e Nicolau Galhardo . "Julien" é um sobrenome que possivelmente veio da mesma região que Bleynat. Talvez tenha emigrado na mesma época e tenham sido amigos. Nicolau é o nome do primeiro filho. Então poderíamos até imaginar que Pierre nomeou o filho em homenagem ao amigo... só suposições. Este é o documento mais antigo onde existe a referência ao Reino da Itália. Apesar de ser muito genérico, porque a Itália é dividida em diversas regiões. Apenas no óbito é que conseguimos ver novamente alguma referência ao país de origem. E, para minha felicidade, aqui consta o sobrenome correto "Bleynat". No livro parece mesmo "Blegnat", mas é que a letra do padre não favorece muito. Isso pode expli